quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Articulação no Semiárido Pernambucano realiza reunião de planejamento para 2013


Por Adriana Leal - Comunicadora da Diocese de Pesqueira


Dia 17 de janeiro as organizações integrantes da Articulação no Semiárido de Pernambuco – ASA/PE estiveram reunidas no Seminário São José, em Pesqueira, para a reunião da coordenação Estadual da ASA/PE. Estiveram presentes na ocasião a Diaconia, Diocese de Pesqueira, Chapada, Centro Sabiá, Diocese de Caruaru, Agroflor, Casa da Mulher, Adessu, Copagel, Polo Sindical, Centro de Educação Comunitária Rural- CECOR, Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA e Caatinga. 


O objetivo da reunião foi fazer uma retrospectiva da atuação da rede em 2012, bem como sugerir prioridades para 2013. Dentre os pontos a serem considerados pela ASA/PE no ano de 2012 foram colocados a resiliência promovida pela seca nos sistemas agroecológicos; as eleições municipais ;o fortalecimento do trabalho em rede; as conquistas políticas; a parceria com o Governo; o EncoASA; o fortalecimento do núcleo de comunicação; o pensamento de novas tecnologia de convivência com o semiárido e a discussão da Política Estadual de Convivência com o Semiárido.

Natan, representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar foi um dos convidados da reunião que trouxe uma palestra sobre as consequências da seca para a saúde humana, abrindo um debate sobre segurança alimentar e nutricional, tema pertinente ao momento atual em que vivemos uma das piores estiagens dos últimos tempos, quando Pernambuco apresenta insegurança alimentar nos 37, 1% da população.

A Associação Plantas do Nordeste - APNE apresentou o projeto desenvolvido pelo Cecor e Chapada para manejo da caatinga através da madeira sustentável para o Polo Gesseiro nos municípios de Araripina e Serra Talhada, que tem como estratégia o combate à desertificação através da extração de lenha legal. A madeira disponível também deverá ser utilizada nos fogões ecológicos do Caatinga e é um projeto exclusivo para assentamentos.

Durante a reunião foram discutidos a possibilidade de novos projetos para a ASA/PE como o Projeto de Cisternas nas Escolas e o Programa Nacional de Habitação Rural em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

Na ocasião o bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz marcou presença no evento animando a todos a continuar participando da luta em prol de um semiárido mais justo e digno. Para a Coordenadora Executiva da ASA pelo estado de Pernambuco essa reunião reforça a necessidade de definirmos prioridades para 2013. “Vivemos um momento de desafios, mas também de oportunidades, precisamos refletir sobre a conjuntura atual e a partir dessa reflexão pensar nos próximos passos da articulação”. Destacou Neilda Pereira.

Nenhum comentário: