quinta-feira, 30 de março de 2017

Programa de Rádio Adolescente destaca temas sobre a mulher durante o mês de março

Por Jéssica Freitas, comunicadora popular da ADESSU Baixa Verde




A ADESSU Baixa Verde está executando desde agosto de 2016, o projeto “Programa de Rádio Adolescente – Em sintonia com meus direitos”, que tem como objetivo empoderar jovens e adolescentes sobre o conhecimento e a reivindicação de seus direitos por meio da comunicação popular. O projeto é financiado pela Cooperação Alemã KinderNotHilfe – KNH.

Com duração de 30 minutos, o programa “Em sintonia com meus direitos” vai ao ar todos os sábados das 8h às 8h30 da manhã na Rádio Cultura FM, 92.9, de Serra Talhada, Pernambuco. Na sua grade, são abordados diversos temas que dizem respeito a luta e a conquista direitos para todos, em especial, crianças, adolescentes e jovens.

No mês de maio, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, os temas foram escolhidos com o objetivo de destacar o papel da mulher na sociedade, além de denunciar violações de direito desse público. Foram debatidos os temas: Feminismo; A mulher no mercado de trabalho; A história de uma agricultora familiar e Como a reforma da previdência afetará mais as mulheres, caso seja aprovada.

O programa é produzido e apresentado por 10 adolescentes e jovens de comunidades rurais dos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo-PE, que vivenciam um processo de formação continuada através dos debates sobre os direitos e sobre o uso dos veículos de comunicação, como ferramentas de reivindicação. “Este programa de rádio foi e continuará sento muito importante para mim, pois ajudou na minha timidez (eu supero a cada dia a vergonha de falar no microfone, e a aceitação da minha voz), e no meu aprendizado sobre determinados temas, também contribuiu bastante para o meu avanço profissional e pessoal”, relatou a jovem Aiane Lopes.

Nenhum comentário: