segunda-feira, 22 de maio de 2017

ADESSU Baixa Verde no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Por Jéssica Freitas - comunicadora da ADESSU Baixa Verde
e Rosilene Moraes - coordenadora do projeto apoiado pela KNH/Alemanha



A ADESSU Baixa Verde fez bonito, e em articulação com vários parceiros, levou nesta quinta-feira (08) a Campanha FAÇA BONITO – Proteja nossas crianças e adolescentes, para o município de Santa Cruz da Baixa Verde, onde atua. O 18 de Maio – Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi vivenciado com uma mobilização social pelas principais ruas da cidade e falas políticas de alguns detentores de deveres. O objetivo foi sensibilizar e convocar toda sociedade e o poder público para assumirem a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. As escolas municipais e estaduais tiveram uma participação ativa no evento e transmitiram sua mensagem de repúdio ao abuso e à exploração sexual através de teatro, música, paródia, poema, repente e hap.

O evento foi uma realização da ADESSU Baixa Verde, com o apoio da KNH Alemanha, em parceria com Escolas Municipais e Estaduais, Secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Agricultura, NASF, Serviço de Convivência, Programa Mãe Coruja, Casa Ana, Centro Sabiá, Câmara de Vereadores, NUCA, Conselho Tutelar, COMDESC, Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais e Encontro de Jovens com Cristo-EJC.

Como encaminhamentos práticos do ATO PÚBLICO, a ADESSU Baixa Verde solicitou ao prefeito do município, Tássio José Bezerra dos Santos, as seguintes providências:

1.      Reativação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, órgão de caráter deliberativo e paritário, previsto na lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como órgão responsável pela formulação e coordenação da política municipal de direitos para as crianças e adolescentes.

2.      Fortalecimento das ações nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes, tendo em vista a manutenção do SELO UNICEF, conquistado pelo município em 2016.

POR QUE 18 DE MAIO?

Em 18 de maio de 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. O crime permanece impune.  Após forte mobilização, o movimento em defesa de crianças e adolescentes conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu essa data como o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio foi instituído como dia para as lutas e mobilizações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. 

A SUA ATITUDE PODE AJUDAR A MUDAR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM NOSSO PAÍS.


#FAÇA BONITO












Nenhum comentário: