sábado, 8 de julho de 2017

Oficina sobre comunicação e plenária estadual pautam estratégias de fortalecimento das ações da rede ASA

Núcleo de comunicação da ASA Pernambuco

Oficina sobre comunicação
A comunicação fez e faz parte do processo em defesa do semiárido e, pensando nisso, foi realizada na última terça-feira (04), na cidade de Triunfo, Pernambuco, uma oficina sobre comunicação reunindo comunicadores e comunicadoras populares, além de dirigentes das organizações que compõem a rede ASA-PE. O encontro teve como objetivo pautar a comunicação como direito humano e promover o devido reconhecimento dela diante da trajetória de conquistas de direitos do povo do Semiárido. Durante a roda de diálogos, os presentes fizeram um repasse dos encaminhamentos do Encontro Nacional de Comunicação (Jaboatão dos Guararapes, 02 a 04 de junho), além de definirem a agenda de ações prioritárias para o segundo semestre de 2017, visando o comprometimento das organizações em viabilizar a participação dos comunicadores e comunicadoras, por entender o seu real papel político na rede.

Plenária da ASA-PE

Nos outros dias do encontro, dirigentes das demais organizações, comunicadores populares e educadores das organizações sociais que compõem ASA-PE, se somaram ao grupo para a realização da plenária bimestral para pautar demandas estaduais.

No primeiro dia, deu-se início a um debate sobre o tema água como direito humano. A diretora da Associação Águas do Nordeste – ANE, Edineida Cavalcante, apresentou estudo que pautava políticas públicas de acesso à água, além da qualidade desse bem comum.

Ainda munidos das discussões geradas durante a oficina sobre comunicação, realizada no dia anterior, as organizações também firmaram acordos em torno da comunicação como direito e como fator determinante para o fortalecimento da rede e de suas ações de luta por direitos.

Plenária da ASA-PE
O segundo dia da plenária foi dedicado a discussões sobre Rede de Sementes do Semiárido, pautando a necessidade de comunicar a defesa das sementes crioulas contra os grãos transgênicos. Em preparação para o Encontro Estadual de Sementes, a plenária lançou sugestões para programação do evento, além de serem compostas comissões de metodologia, infraestrutura e comunicação. Na oportunidade, as sementes crioulas de Pernambuco, foram batizadas de “Sementes da Partilha”.

Agricultores e agricultoras de todo o estado desenvolvem em suas propriedades, produtos do beneficiamento de alimentos como frutas, leite e mel, que representam uma alternativa de geração de renda e fortalecimento do quintal produtivo. A temática das agroindústrias familiares e comunitárias, que estão enfrentando entraves nas adequações às normas estabelecidas pela vigilância sanitária e outros órgãos de Inspeção Estadual também foi discutida. Nessa perspectiva, foi aberto um debate sobre a inspeção sanitária rígida e a falta de apoio aos agricultores e agricultoras, buscando caminho de diálogo com os órgãos do governo. Foi convidada à Plenária a diretora presidente da Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco - ADAGRO, Erivânia Camelo. 


Nenhum comentário: