segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Agricultoras e agricultores vivenciam a experiência da troca de saberes para comemorar o dia da árvore

Jéssica Freitas, comunicadora popular - ADESSU Baixa Verde


O dia da árvore é comemorado em todo Brasil no dia 21 de setembro, essa data é dedicada a tomada de iniciativas sobre o uso consciente dos recursos naturais e o incentivo as práticas agroecológicas. No território do Pajeú pernambucano, agricultoras e agricultores que integram associações, cooperativas e a feira agroecológica participaram de um intercâmbio de experiências nesse domingo (24), para firmar seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

Promovida pelas agricultoras e agricultores da Feira Agroecológica de Serra Talhada – FAST, em parceria com a ADESSU Baixa Verde, COOPCAFA, CECOR e Centro Sabiá, o intercâmbio  aconteceu na comunidade Carro Quebrado, município de Triunfo. Os agricultores Maria do Carmo e José Milton receberam visitantes vindos das organizações e das comunidades rurais de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada, para uma conversa e uma caminhada pela sua área de produção.

O quintal produtivo da família é um exemplo a ser seguido quando se fala em diversidade. São muitas culturas cultivadas, entre fruteiras, hortaliças, nativas, ornamentais e medicinais. Além do sistema produtivo, também foi visitada a unidade de beneficiamento de polpas de frutas da comunidade, mantida por uma cooperativa dos moradores e que tem gerado renda para agricultoras e agricultores através do beneficiamento de frutas da região, como o umbu e a goiaba.

A agricultora e coordenadora da Feira Agroecológica de Serra Talhada - FAST, Silvoluzia Mendes fez a sua avaliação sobre a atividade. “Foi um dia muito produtivo, as famílias levaram seus filhos para comemorar esse dia. Tivemos atividades com as crianças e com os adultos e conhecemos também a Unidade de beneficiamento e eu achei as mulheres muito bem desenvolvidas e guerreiras. Todo mundo gostou e foi nossa atividade avaliada como muito positiva”.


Durante a visita, as crianças presentes participaram de atividades recreativas e também formativas sobre a temática da preservação ambiental. A educadora de campo da ADESSU, Kátia Viana, demonstrou através de uma formação lúdica, os benefícios que as árvores nos proporcionam e refletiu sobre a necessidade de conscientizar as cidadãs e cidadãos desde a infância. 







Nenhum comentário: