sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Projeto Semana EDD nas escolas difunde conhecimento sobre os direitos das crianças, adolescentes e jovens no sertão do Pajeú


Encerramento do projeto na escola Milton Pessoa (14/09)
A ADESSU Baixa Verde defende os direitos das crianças e dos adolescentes! Esse slogan é a uma das marcas registradas da instituição, que mantém ativa uma política de proteção infantil e tem uma luta intensiva por políticas públicas para a juventude, sobretudo a juventude camponesa. E para firmar essa luta, a Associação conta com o apoio de organizações parceiras.

Em 2016 foi realizado o projeto Semana EDD nas escolas, com o objetivo de levar as unidades escolares e o alunado, conhecimento sobre o Enfoque de Direitos da criança e do adolescente – EDD. Foram contempladas escolas dos municípios de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde. Diante dos resultados do ano anterior, em 2017 o projeto foi retomado, contemplando as escolas Artur Viana e Francisca Flor (SCBV) e Fortaleza, CET e Milton Pessoa (Triunfo), que trabalharam as temáticas do trabalho infantil e da violência doméstica.

Após uma semana vivenciando o projeto por meio do estudo das temáticas com metodologias lúdicas, cada escola teve um cronograma para promover o dia do encerramento. Na culminância, alunas e alunos realizaram apresentações demonstrando o que haviam aprendido.

A escola municipal Milton Pessoa, em Triunfo, executou o projeto com o lema: “Prevenção, um caminho possível ao enfrentamento da violência doméstica e do trabalho infantil” e fechou com chave de ouro a segunda edição. O educador Jeferson Pereira falou das contribuições de projetos como esse para as escolas.  “Muitos alunos não tinham conhecimento dos seus direitos e também dos seus deveres, através desse projeto pudemos repassar essas informações, construir um pensamento em relação à violação de direitos das crianças e dos adolescentes e discutir de que maneira podemos agir para garantir que esses direitos sejam preservados”, comentou.





Texto: Jéssica Freitas
Fotos: Felícia Panta


Nenhum comentário: