terça-feira, 17 de abril de 2018

Abertura do Encontro Estadual de Agroecologia em Serra Telhada

     Cerca de 172 pessoas marcaram presença no Encontro. Foto. Hugo de Lima (ASACOM)

Por Kátia Rejane Holanda Lopes, comunicadora popular da ONG Caatinga e do Núcleo de Comunicação da ASA-PE

Em clima de gratidão e resistência começou nesta segunda feira (16), em Serra Talhada/PE, o Encontro Estadual de Agroecologia, com a participação de 172 pessoas, das quais 58% são mulheres, 70% são agricultores e agricultoras, e 5 povos de comunidades tradicionais entre indígenas e quilombolas. 
O encontro acontece em preparação ao IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontecerá em Belo Horizonte/MG, nos dias 31 de maio e um e dois de junho, com o tema: Democracia e Agroecologia Unindo Campo e Cidade. Além de Pernambuco, até o final do mês os demais estados realizarão seus encontros.

Mística sempre presente nos Encontros da Agroecologia. Foto: Hugo de Lima (ASACOM)

Na abertura do encontro, a mística trouxe a necessidade da unidade, acolhimento e do respeito às diferenças como características próprias do movimento agroecológico. As falas iniciais foram carregadas de gratidão, pois esse é um encontro construído por muitas mãos e poucos recursos, muitas doações de alimentos foram feitas por famílias agricultoras dos diferentes territórios, as organizações e movimentos sociais se articularam para garantir as participações das delegações, observando a representatividade necessária. "A beleza desse encontro está no empenho, no trabalho e energia que cada um e cada uma de nós colocou para a construção desse encontro", disse Giovanne Xenofonte, da coordenação do Caatinga.

Temas centrais do ENA em discussão. Foto: Hugo de Lima (ASACOM)

Após a abertura os participantes se dividiram em grupos para discutir os temas de Comunicação e Democracia, Água: acesso, conservação e democracia, Juventudes, Mulheres: sem feminismo não há agroecologia, Terra e territórios e relação campo cidade, esses são alguns dos temas discutidos no IV ENA. O encontro segue até a tarde desta terça-feira (17), com animação e resistência.

Nenhum comentário: